O que são as certificações Google for Education?

As certificações do Google for Education são desenvolvidas para capacitar professores, equipe pedagógica e administrativa à utilizar as ferramentas colaborativas do GSuite, que estão associadas às contas do Gmail.
Em síntese, elas recebem nomes diferenciados e lidam com as funcionalidades das ferramentas.

Leia também nosso artigo sobre tecnologia educacional.

Certificações Google for Education

Certificação Nível 1

Primeiramente, na capacitação para certificação nível 1 há o desenvolvimento das habilidades básicas no uso das ferramentas. Os certificados utilizarão o Google Docs para criar documentos compartilhados, saberão comentar dentro dos arquivos, atribuir comentários à pessoas específicas, colocar rodapés e cabeçalhos, entre outras funções. No Planilhas entenderão as funções e filtros possíveis e poderão vincular um arquivo à um Formulário.

Já no Google Forms desenvolverão formulários para coletar informações com questões de diferentes formatos, adicionar vídeos, questões de múltipla escolha e dissertativas. Aprenderão a criar playlists no Youtube, criar grupos no Google Groups, postar atividades no Google Sala de Aula, interagindo com os alunos através de mensagens e trocas diretamente pela plataforma.

Outra ferramenta utilizada nessa capacitação é o desenvolvimento de websites, com sub-páginas em diferentes formatações no Google Sites. Também passam a fazer utilização de marcadores no Gmail, criar tarefas à partir do próprio e-mail e utilizar o Google Agenda, criando novas agendas, realizando busca de horários disponíveis em agendas integradas e adicionando notificações quando necessário.

O desenvolvimento destas ferramentas e as habilidades relacionadas com as suas funcionalidades, capacitam os certificados para utilização das ferramentas com autonomia e criatividade.

Certificação Nível 2

Já na capacitação para certificação nível 2, as mesmas ferramentas são acionadas, todavia, são aprofundadas. Nesse ponto, funções extras serão desenvolvidas, e todos são capacitados a utilizá-las com domínio.

Também aprenderão a adicionar extensões, fazer buscas avançadas dentro do Google Acadêmico, utilizar o Google Maps para compartilhar rotas e criar documentos dinâmicos para compartilhamento.  Quem obtém a formação nesse nível começa a ampliar o leque de conhecimento das ferramentas e tem sua criatividade testada.

Google Certified Trainer

Quando um usuário das ferramentas está confortável na utilização, e começa a ser chamado por pessoas próximas à dar explicações de como se faz algo, é hora de pensar em se certificar como Google Certified Trainer.

Para obter essa certificação de fato, é necessário:

  • obter as certificações Nível 1 e Nível 2;
  • ser aprovado em uma avaliação com questões de múltipla escolha;
  • gravar um vídeo sobre uma ferramenta do Google for Education;
  • e apresentar documentações sobre seções de treinamento.

Essa documentação inclui links, fotos, devolutivas e apresentações de capacitações que tenha feito. Essa documentação e o vídeo passam por uma curadoria e num prazo de até seis semanas há uma devolutiva sobre a aferição ou não da certificação. Além disso, uma vez certificado como Trainer, o nome do aprovado aparece em um diretório mundial de especialistas no GSuite for Education.

Google Certified Innovator

Há uma outra possibilidade para os apaixonados por tecnologia educacional, o Google Innovator. Essa certificação reconhece o papel do inovador, que utiliza as tecnologias para solucionar desafios educacionais.

Para se candidatar à esse programa há a necessidade de ter a certificação nível 1 e 2. Este processo é diferenciado, pois há um prazo para se inscrever e uma série de requisitos, dentre eles, apresentar uma angústia vivida pelos educadores, um desafio que ao ser solucionado, inovará a educação. Para saber mais e ter dicas de como fazer o vídeo ou pensar no desafio, clique aqui.

Neste ano de 2019, as inscrições foram abertas no Brasil e se encerram no final de setembro. Ainda dá tempo de correr atrás das certificações 1 e 2 e fazer a inscrição para o Innovator. Além do processo de seleção, os candidatos selecionados deverão participar de uma academia de inovação na sede do Google em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de dezembro. Serão 36 novos Innovators selecionados no Brasil. Não dá pra ficar fora dessa oportunidade única!

O que é importante saber?

Vale a pena lembrar que todas as Certificações Google for Education são reconhecidas internacionalmente e muitas escolas do Brasil já fazem uso da plataforma Google for Education. Além disso, algumas escolas já utilizam a certificação 1 como pré-requisito na contratação de seus professores.

O melhor de tudo

A Íntegra Educacional está com um super lançamento de conhecimento e aprofundamento nas ferramentas do GSuite com o foco na certificação nível 1. O curso será todo on-line, com duração de seis semanas, através do Google Classroom, e com um super adicional! Imediatamente, os participantes que finalizarem as tarefas dentro do prazo de seis semanas, ganharão o voucher para a prova de certificação.

Vamos fazer a capacitação para certificação nível 1? Clique aqui para saber como. Em breve lançaremos outras capacitações para as Certificações Google for Education.

Íntegra Educacional e Treinamento LTDA

[email protected]

Tel/Whats: (19) 4115.8322

Valinhos, SP

 

 

Posts Recentes

14 dicas para professores durante a Pandemia de Coronavírus

Nas últimas semanas, um número crescente de escolas e universidades em todo o mundo anunciaram que estão migrando para o aprendizado online devido à Pandemia de Coronavírus. Com isso, milhares de professores estão se reinventando para elaborar experiências de...

10 Motivos para contratar um Instrutor de Tecnologia Educacional

A função de Instrutor de Tecnologia Educacional é tão importante quanto o mundo da tecnologia em si. Esses especialistas auxiliam professores e alunos com a utilização e integração de ferramentas tecnológicas para o aprendizado, além de auxiliar na construção de um...

Planejamento dos Professores 2020

Já começou a pensar no planejamento dos professores de 2020? O planejamento dos professores, em especial, os do início de ano letivo, são excelentes para fomentar a criatividade dos professores, engaja-los e desenvolver estratégias para dar novo significado à prática...