Ao longo dos nossos anos como educadores, percebemos o quanto o medo de errar atrapalha o aprendizado dos estudantes. Mas saibam, professores, que erros são oportunidades valiosas! É com a prática e uma mudança de mentalidade que podemos ajudar os jovens a compreender isso.
Desde cedo, os estudantes buscam habilidades como resolver quebra-cabeças ou desenhar círculos. Muitas vezes, a frustração de “não acertar” os abate. Mas assim como nos primeiros anos de vida, devemos tranquilizá-los e orientá-los que, no começo, não existe certo ou errado, e que com dedicação, eles irão progredir.
O grande problema é que os alunos costumam interpretar o erro de forma equivocada. Alguns associam rapidez na compreensão à inteligência, e o erro a um sinal de menor capacidade. Precisamos desmistificar isso!
O maior medo de muitos é cometer um erro na sala e sofrer humilhação. Quebre esse paradigma! Digam a eles que todos os colegas sentem o mesmo receio. Incentive-os a ver os retrocessos como chances de corrigir circuitos de memória imprecisos, que, se não ajustados, atrapalharão o aprendizado futuro. Superar momentos de confusão fortalece as redes neurais corretas e duradouras que seus cérebros constroem. Permitam que errem e corrijam seus erros com uma atitude positiva. Isso solidifica o aprendizado e constrói a compreensão.
Um erro em uma tarefa, prova ou participação pode ser desanimador. Mas, com feedback imediato e oportunidades para construir memórias precisas, o cérebro reconecta as vias neurais, evitando o mesmo erro no futuro.
Incentivando a Perseverança
Aprender é um processo que sai do desconhecido para o conhecido, e isso envolve desvios por caminhos incertos e com erros. Ao incentivarmos os alunos a pensar além de soluções únicas e dar-lhes chances de tomar decisões e errar, cultivamos a perseverança e a tolerância a erros.
Quando os estudantes alcançam seus objetivos, relembrem-nos de como superaram os desafios. Isso reforça a perseverança após os erros. Ajude-os a recordar as experiências em que, com esforço e prática, cometeram menos erros e alcançaram o sucesso. Por exemplo: “Lembram quando estavam aprendendo a jogar futebol e continuaram tentando, mesmo querendo desistir?” ou “Pensem em como lutavam para tocar acordes básicos na guitarra, e agora dominam tantos!”.
Incentivem o risco de errar mostrando exemplos de pessoas que admiram e que falaram abertamente sobre suas lutas com o erro. Como disse Michael Jordan: “Eu errei mais de 9.000 arremessos na carreira. Perdi quase 300 jogos. Falhei repetidamente na minha vida. E é por isso que tenho sucesso.”
Ampliem a perseverança e a compreensão com perguntas que possuem mais de uma resposta certa. Dêem tempo aos alunos para refletirem e considerarem soluções alternativas. Façam perguntas que exijam explicações e a análise de diferentes soluções.
Professores, juntos podemos transformar o medo do erro em combustível para a aprendizagem. Vamos guiar nossos alunos rumo ao sucesso!
Quer saber como personalizar o aprendizado com a tecnologia, leia nosso artigo sobre isso aqui.
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