Gamificar a aula… para que?

Games nas aulas ajudam ou atrapalham? Qual a função de usar a gamificação nas aulas?

Quando pensamos em games, automaticamente remetemos nosso cérebro a pensar em diversão, cores, brincadeiras e por que não, competição.

Quando pensamos em aula e escola, ainda é necessário um esforço para pensarmos “fora do padrão” que vivenciamos enquanto alunos e compreender que o aprender vai muito além de sentar um atrás do outro e ouvir alguém falar, falar, falar e então reproduzir um modelo daquilo que foi falado, falado, falado…

Segundo Huizinga, quando observamos os lobos filhotes brincando de caçar ou leões filhotes brigando de mentira, há a compreensão de que jogar sempre foi um mecanismo dos mamíferos para a elaboração dos obstáculos que seriam enfrentados ao longo da vida, ou seja, é instintivo.

Então gamificar a aula significa dar um novo sentido ao ensinar / aprender, portanto, preparar esse aluno para um desenvolvimento humano. Trata-se de racionalizar e trabalhar com engajamento. 

Para um bom planejamento gamificado há que se ter um cuidado extra na elaboração do plano de aula, pois a mesma ideia que pode atrair o foco do aluno, pode dispersar. Para tal, o professor precisa buscar desafios coerentes, relacionados com seu objeto de ensino e competências que objetiva para aquele momento.

Há disponíveis na internet inúmeras ideias de gamificação para a sala de aula, que devem ser explorados a fundo. Também deve-se lembrar que a capacitação do professor é imprescindível para que tudo ocorra de forma fluida e adequada. Quando o professor conhece as diversas possibilidades no uso da tecnologia  Com isso, podemos te ajudar. Contate-nos!!!

Íntegra Educacional e Treinamento LTDA

[email protected]

Tel/Whats: (19) 4115.8322

Valinhos, SP