10 Motivos para contratar um Instrutor de Tecnologia Educacional

A função de Instrutor de Tecnologia Educacional é tão importante quanto o mundo da tecnologia em si. Esses especialistas auxiliam professores e alunos com a utilização e integração de ferramentas tecnológicas para o aprendizado, além de auxiliar na construção de um ambiente de aprendizado saudável e altamente tecnológico em qualquer segmento escolar. Por isso, listamos aqui 10 motivos para contratar um instrutor de tecnologia educacional para sua escola.

1. Garanta o Básico
Instrutores de TE podem desenvolver um nível básico de entrada de educação tecnológica para o corpo docente, garantindo um entendimento formal e consistente das tecnologias educacionais que devem e podem ser utilizadas.

2. Instrutores de TE entendem que não se trata apenas de Tecnologia
A Sociedade internacional para Tecnologia Educacional (ISTE) faz um convite para uma “pedagogia pensativa”, onde a tecnologia é um meio e não um fim das atividades escolares. Os instrutores entendem essa necessidade e podem auxiliar na implementação de metodologias ativas, sem causar danos à prática pedagógica e trazendo para perto de si até os professores mais resistentes ao uso da tecnologia.

3. Quebre a resistência
Como uma pessoa apaixonada pela tecnologia educacional, você deve ter percebido uma certa resistência dos professores com relação à mudanças. Neste caso os instrutures de TE podem auxiliar na implantação da tecnologia, através de planos de treinamento confeccionados para os diferentes níveis de conhecimento tecnológico. Na sequência, podem trazer casos de sucesso para as reuniões pedagógicas, incentivando outros educadores a fazerem o mesmo.

4. Implantar Diferentes Metodologias
Além de auxiliar na quebra de paradigmas, esses instrutores podem utilizar formatos diferentes de entrega, como workshops, coaching individual, centrais de dúvidas, formatos híbridos de aprendizagem, participação em reuniões pedagógicas ou disponibilizar recursos para a comunidade escolar.

5. Mantenha sua Escola Atualizada
O instrutor de TE pode criar um sistema de informações que mantém a comunidade escolar atualizada sobre as tecnologias emergentes e ferramentas pedagógicas.

6.Incentive a Colaboração
Instrutores de TE são importantes influenciadores de estratégias colaborativas e são capacitados para difundir essa cultura dentro da instituição escolar.

7.Crie seu próprio plano de Desenvolvimento Profissional
A formação continuada centrada no professor é um tópico em alta, Os instutores de TE são capacitados para desenvolver planos de treinamento baseados em cada educador, evitando formações em grandes grupos que são muitas vezes ineficazes. Leia também nosso artigo sobre o planejamento dos professores 2020.

8. Mantenha o foco no ensino, não no educador.
Muitos programas de desenvolvimento profissional cometem o erro de desenvolver apenas o professor, ao invés de desenvolver uma melhora no ensino. Certifique-se que todos os programas são focamos em uma meta específica: melhorar o resultado dos alunos.

9. Alinhe tudo com a Missão Escolar
A maioria dos gestores escolares acreditam que basta trazer uma tecnologia para a escola que ela será usada imediatamente. Certifique-se que existe um plano eficaz de comunicação e desenvolvimento, que estão alinhados com a missão e os pilares escolares, garantindo um melhor alinhamento e o fortalecimento da cultura de aprendizado.

10. Professor Auxiliar de Tecnologia
Seu instrutor de TE pode atuar como um professor auxiliar dentro da sala de aula, auxiliando outros educadores na implantação de tecnologias e garantindo o uso das metodologias ativas. Se bem alinhado com o currículo escolar, essa prática pode alavancar a qualidade das aulas.

Em conclusão, um instrutor de tecnologia educacional pode trazer inúmeros benefícios, especialmente levando em consideração os sistemas que eles podem trazer para a comunidade escolar. Estes instrutores podem inspirar e dar apoio para uma nova geração de professores que não vêem a separação entre a tecnologia educacional e as práticas pedagógicas.

Íntegra Educacional e Treinamento LTDA

[email protected]

Tel/Whats: (19) 4115.8322

Valinhos, SP

 

 

Posts Recentes

14 dicas para professores durante a Pandemia de Coronavírus

Nas últimas semanas, um número crescente de escolas e universidades em todo o mundo anunciaram que estão migrando para o aprendizado online devido à Pandemia de Coronavírus. Com isso, milhares de professores estão se reinventando para elaborar experiências de...

Planejamento dos Professores 2020

Já começou a pensar no planejamento dos professores de 2020? O planejamento dos professores, em especial, os do início de ano letivo, são excelentes para fomentar a criatividade dos professores, engaja-los e desenvolver estratégias para dar novo significado à prática...

Prêmio Educador Nota 10

No dia 30/09, fomos convidados a prestigiar o Prêmio Educador Nota 10. Mais que um orgulho pela profissão escolhida, é um privilégio participar de um evento onde o protagonismo do professor é valorizado, projetos engajadores evidenciados e, principalmente, onde somos...