A Taxonomia de Bloom e a forma de ensinar

Um trabalho educacional muito reconhecido entre o meio educacional é a taxonomia dos objetivos educacionais, também conhecida como taxonomia de Bloom.

A taxonomia foi desenvolvida por uma comissão multidisciplinar de especialistas de diversas universidades dos Estados Unidos e liderada por Benjamin S. Bloom, em 1956. Esses especialistas, foi desenvolveram uma estrutura de organização dos objetivos educacionais, de forma hierárquica, dividindo as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.

O cognitivo

Esse domínio trata de conhecimento, pensar sobre um problema e a compreensão de um fato, portanto, a aprendizagem intelectual. 

Os verbos que compõem esse domínio são: conhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar.

Avalia-se no domínio cognitivo quanto o aluno memoriza fatos específicos, imprime significados, traduz e interpreta problemas ou instruções. Resumindo, o quanto a leitura é compreendida e extrapolada para a vida. Também é importante salientar o uso desse aprendizado em novas situações da vida, deste modo, estabelecendo padrões e julgamentos com base nas evidências internas ou critérios externos que estabelece.

Um trabalho educacional muito reconhecido entre o meio educacional é a Taxonomia de Bloom.

Fonte: Raleduc Disponível em: <https://blog.raleduc.com.br/2018/01/15/benjamin-bloom-sua-taxonomia/> Acesso: 11 de julho de 2019.

O afetivo

Já o domínio afetivo relaciona os verbos com a empatia e ordem afetiva como o nome já diz. Nele, são trazidos cinco níveis, sendo: 

  • Recepção: Percepção, Disposição para receber e Atenção seletiva
  • Resposta: participação ativa, Disposição para responder e Satisfação em responder
  • Valorização: Aceitação, Preferência e Compromisso (com aquilo que valoriza)
  • Organização: Conceituação de valor e Organização de um sistema de valores
  • Internalização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico.

O psicomotor

Já o domínio psicomotor, também relacionado a seu título, trata de habilidades relacionadas com a manipulação de objetos.

Dentre os itens avaliados nesse domínio estão:

  • A percepção, ligadas a reconhecer os movimentos essenciais do ser humano. 
  • A resposta conduzida, que é relacionada à coordenação motora fina e à prática da habilidade para aprimoramento.
  • O automatismo; as respostas complexas, que se relaciona com a desenvoltura psicomotora aplicada aos estímulos.
  • A adaptação, que se relaciona com a capacidade que o ser humano tem de se adaptar, readaptar e improvisar movimentos nas mais diversas situações.
  • E por fim, a organização, onde é pensado em como os seres lidam espontaneamente, organizando-se a partir de estímulos.

E então…

Como a Taxonomia de Bloom pode nos auxiliar na mudança de paradigmas nas salas de aula? Para que os alunos possam ser avaliados nesses domínios, é preciso inseri-los de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem. Não há como avaliar se há a extrapolação para a vida das situações-problema, mantendo-os em salas de aula pouco interativas, onde os mesmos se encontram enfileirados, seguindo instruções do professor.

No entanto, quando explorado, colocado à pensar, posto à curiosidade, e estimulado, esse aluno facilmente desenvolve as habilidades e competências necessárias em todos os níveis da taxonomia de Bloom. Consequentemente, o aluno apresentará um bom desenvolvimento social, cognitivo e motor.

Mais uma vez a sala de aula ativa é posta em pauta e não é necessário um estudo aprofundado para compreender sua extrema importância para o desenvolvimento dos nossos alunos. 

Sabemos agora que um trabalho educacional muito reconhecido entre o meio educacional é a Taxonomia de Bloom. Rever os currículos pedagógicos, pensar a escola de forma híbrida e repensar a escola, deixando de ser um mero recinto de transmissão dos saberes, é uma das atuações da Íntegra Educacional. Entre em contato conosco para saber mais.

Renata Capovilla

Posts Relacionados

Como o ensino híbrido pode ser aplicado?

Como o ensino híbrido pode ser aplicado?

A escola do século XXI passa por uma revolução no quesito ensino – aprendizagem. Sabemos hoje, com estudos científicos bem embasados, que o aluno na função, assumindo uma função de protagonista de seu aprendizado, apresenta um desenvolvimento muito superior do que os alunos que permanecem na posição de ouvintes.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SABER MAIS?

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Inove sua escola!

VAMOS TRANSFORMAR SUA ESCOLA?

WhatsApp: (19) 99198-1800